quinta-feira, 5 de janeiro de 2017

Quimera ou Cosmoconsciência?


Reflexões sobre a Oficina Experimental de Cinema Digital
do Centro de Convivência e Cultura de Taboão da Serra - SP


por Renato Guenther
05.01.2017


 


  O cinema é uma arte grupal em sua gênese (MASCARELO, 2006) e só se faz possível numa prática coletiva, pois exige trabalho em equipe, onde todos os componentes são de fundamental importância.

  Atuação, cenografia, fotografia, música, edição, entre outros recursos, se mesclam na obra final que se convencionou chamar de filme (ARONOVICH, 2014). O próprio cinema, como arte e produção estética, se mostra uma quimera ao reunir aspectos de diferentes artes antecessoras.

  A Oficina Experimental de Cinema Digital do CECO Taboão surgiu em 2009 com a proposta de familiarizar os participantes ao uso das técnicas e tecnologias que envolvem a produção do cinema digital e permitir a expressão de seus anseios, sentimentos e perspectivas através da confecção conjunta de filmes de curta-metragem em vídeo digital, passando por todas as etapas que envolvem o processo. Em paralelo são estudados e discutidos a história do cinema no Brasil e no mundo, os vários tipos de cinema, e ainda exercitadas uma série de habilidades, desde criatividade, foco, atenção, organização, até comunicação, expressão corporal e principalmente convivência em grupo (FONSECA; GUENTHER, 2016).

  A cada ano, durante os primeiros encontros da oficina, são discutidos temas de relevância para os participantes, gêneros e estilos de linguagem. São selecionados trechos de filmes, produções de audiovisual, livros e histórias em quadrinhos para referências de arte, enquadramento, linguagem e estilo. Em conjunto escrevemos o roteiro, dividimos a equipe entre atores, atrizes, assistentes de direção e produção, equipe de som, arte e figurino. São feitos ensaios e marcações no cenário que sempre partem das possibilidades oferecidas pela estrutura do CECO Taboão. Programamos os últimos 4 ou 5 encontros para as gravações.

  O equipamento e o trabalho de captação de sons e imagens ficam a cargo da Escola de Cinema do Latin American Film Institute (LATIN AMERICAN FILM INSTITUTE, 2016). A partir da parceria voluntária com esta instituição promovemos o intercâmbio de conhecimentos e perspectivas. Em troca, oferecemos a certificação na experiência voluntária de terceiro setor aos profissionais e estudantes da instituição que se dispõe a apoiar o projeto. Montagem e edição ficam a cargo do oficineiro. Em parceria com outros setores e secretarias do município são produzidas cópias da obra finalizada e distribuídas entre todos os participantes.

  Desde 2009, já nasceram 7 produções de curta-metragem em vídeo digital e uma oitava produção já se encontra em processo de finalização. Veiculadas em concursos e festivais culturais e pela internet através do blog da oficina, concorremos a premiações e divulgamos os trabalhos realizados em diversos Estados e municípios (OFICINA DE CINEMA DO CECO TABOÃO, 2016).

  Ao longo da experiência, conquistaram-se aliados e admiradores através da candura e do encanto inerentes ao projeto e ao passo que surgem os resultados. Porém, a maior realização se faz na franca constatação dos progressos cotidianos dos participantes à medida que se demonstram capazes de expressar e materializar seus anseios. Ao se reconhecerem autores, capazes de criar algo conjuntamente e perceber seu trabalho projetado e contemplado por diferentes audiências, surgem sentimentos de valor próprio, pertencimento e maior integração social, o que colabora para a promoção de saúde como um todo (DIONISIO; YASUI, 2012).

  Mas não só o usuário dos serviços de saúde mental do município se torna beneficiado. Ao longo da experiência viemos percebendo também o processo de sensibilização que ocorre com os profissionais, técnicos e voluntários que se doam ao projeto. Também as diferentes audiências que tem oportunidade de conhecer esse trabalho tendem a se comover com o tema da inclusão social do diferente através da arte (CANAL SAÚDE NA ESTRADA, 2016). De fato percebemos um processo de questionamento e conscientização a cerca das fronteiras que delimitam arte e saúde, público e privado, o são e o insano.

  Assim como o cinema, esta oficina já nasceu marcada por hibridismos. Constitui um fenômeno que carrega em si características distintas de diferentes espécies. Produto da arte e das linguagens estéticas, encubada por um equipamento de saúde pública municipal, mas em parceria com uma instituição de ensino particular. Mescla formas, conteúdos, histórias e pessoas em prol do objetivo comum de materializar sonhos.

  Quimera, não como o monstro da mitologia grega, parte leão, parte cabra, parte serpente, que cuspia fogo e aterrorizava aldeões (BRANDÃO, 1987). Uma anomalia, produto incidental do estupro da necessidade de dar voz aos inoportunos e da carência de recursos e condições.

  Sonho que se sonha junto (SEIXAS, 1974), vem transpassando fronteiras e se mostrando forte como a realidade.

  No CECO Taboão, cada filme produzido é uma gestação coletiva. Durante a criação de roteiro, personagens e cenários, cada participante colabora a seu modo, respeitado em suas limitações e estimulado em suas habilidades, de modo que ao final não se pode atribuir o filho a um único pai.

  Quanto aos recursos utilizados, partimos inicialmente das disposições do equipamento público municipal. Mas cada participante acaba colaborando, trazendo peças do próprio guarda-roupas para compor o figurino ou da própria moradia para compor o cenário. Muitas vezes aproveitamos sucata ou objetos desprezados por outros, fazendo o melhor uso possível do que temos, alinhando as possibilidades de cada indivíduo com o tempo, espaço e até as condições climáticas disponíveis.

  Inicialmente, quando Nise da Silveira fez uso da arte em asilos manicomiais, também sua ousadia e inovação foram vistas com incredulidade (BERLINER, 2016). Diante de tanto ardor e dedicação, enfrentando tantas limitações das mais diversas ordens, fica claro que não se trata de algo fácil. Mas se faz imprescindível perceber cada produção como algo lúdico, divertido: causa e conseqüência da necessidade humana de convivência em grupo.

  Assim, alguns eixos fundamentais se delinearam:

- Binômio Arte e Saúde

- Parcerias público/privadas

- Gestações grupais

- Eficiência : “fazemos o melhor com o que temos”

- Diversão : “se não for gostoso não vale a pena”

- Inclusão

  Mas se esta oficina não se compõe de meros retalhos ao modo dum monstro como fez o personagem de Mery Sheley no romance Frankenstein (ARAUJO, 2016), o que fermenta seu trabalho?

  Segundo Vieira (1999), cosmoconsciência é a condição ou percepção interior da consciência do Cosmos, quando a consciência sente a presença viva do Universo e se torna una com ele. O termo é um neologismo para uma condição descrita anteriormente por outro ilustre acadêmico: Richard Maurice Buke.

  Buke foi, entre outras ocupações, psiquiatra e dirigente de asilos para insanos no Canadá, nos idos de 1870. Reformista e inovador no tratamento de alienados, nutria estreita admiração pelo poeta americano Walt Whitman, de quem foi amigo e biógrafo (HARRISON, 1990).

  Em 1901 teria publicado sua grande obra, “Consciência Cósmica” em que trata do fenômeno impar que deu nome a seu livro.

  Falando de maneira simplista, o fenômeno consistiria numa espécie de expansão de percepção e entendimento, aliado a manifestações físicas bastante marcantes. O estado máximo de consciência do ser humano em que ressignifica sua experiência de existir, percebendo além das fronteiras aparentes. Algo a não ser narrado, mas experimentado e que o próprio autor tentou descrever assim:

  Entre outras coisas em que não chegou a acreditar, percebeu e compreendeu que o Cosmo não é matéria morta e sim uma Presença viva; que a alma do ser humano é imortal; que o universo é tão bem estruturado e ordenado que, sem qualquer possibilidade de erro, todas as coisas trabalham juntas para o bem de cada uma delas; que o principio fundamental do mundo é o que chamamos de amor e que a felicidade de cada um é a longo prazo absolutamente certa. (BUKE, 1996, pág. 43)

  Tal fenômeno equivaleria ao que as mais diversas correntes místicas definiriam como iluminação (WHITE, 1997). Estado de percepção de que estamos todos ligados e funcionando em harmonia com uma vontade, que ao mesmo tempo é a vontade de todos e uma vontade maior: transcendente.

  Para além do misticismo, Buke descreve a consciência cósmica como um estado a que o ser humano evoluirá naturalmente assim como evoluiu um dia de uma consciência simplista para a autoconsciência.

  Porém não é interesse deste artigo navegar em águas turvas, mas traçar um paralelo entre o fenômeno descrito por Buke e a prática observada na Oficina Experimental de Cinema Digital do CECO Taboão, pois os trabalhos relacionados aos cuidados com os mentalmente transtornados vêm se valendo cada vez mais de diferentes práticas e olhares, intersetoriais e multiprofissionais (AMARANTE, 2008).

  Segundo Lopes (2015), em um Centro de Convivência, o conceito de “nós” é diferente do conceito de eu e o outro, “implica como um abraço probiótico que mistura perfumes dos corpos distintos quando esse abraço se dá.” (LOPES, 2015, pág. 28)

  Quando nos percebemos borrando fronteiras (TAMIS, 2016) entre arte e saúde, publico e privado, são e insano, cidadania e exclusão, sonho e realidade, convém questionar se as fronteiras realmente existem ou se são mera reação à inconsciência de um sistema maior. De fato, como equipamentos e sistemas que deveriam funcionar em rede, percebemo-nos como desbravadores deste estado de consciência maior, não criando um monstro, mas trazendo luz para as possibilidades existentes, amadurecendo e evoluindo na prática de saúde mental: expandindo consciências.

  Nos interessa portanto questionar e refletir se esta experiência não representaria a manifestação espontânea de ao menos um sussurro do processo de transcendência da ilusão de separação (OSHO, 2006) determinada pelo ego analítico humano.

Existimos mutuamente, somos membros uns dos outros.
A consciência é um vasto oceano e ninguém é uma ilha.
Nós nos encontramos e nos fundimos uns nos outros.
Não há fronteiras.
Todas as fronteiras são falsas.
(Tilopa em: OSHO, 2006, pág. 230)






REFERÊNCIAS

AMARANTE, P. Saúde mental e atenção psicossocial. Rio de Janeiro: Editora Fiocruz, 2008.

ARAUJO, A. F. O monstro de Frankenstein: uma leitura a luz do imaginário educacional. Revista temas em educação, v. 23, n. 1. João Pessoa: jan.-jun. 2014. Disponível em: http://periodicos.ufpb.br/index.php/rteo/article/viewFile/18790/11416 . Acesso em: 27 out. 2016. 

ARONOVICH, T. Fazendo Cinema, São Paulo: Editora Criativo, 2014.

BERLINER, Roberto. Nise: No Coração da Loucura. Filme. Imagem Filmes, Brasil, 2016.

BRANDÃO, J. S. Mitologia Grega vol. III. Rio de Janeiro: Vozes, 1987.

BUCKE, R. M., M.D. Consciência Cósmica. Paraná: AMORC, 1996.

CANAL SAÚDE NA ESTRADA, Fiocruz. SP: Taboão da Serra e Campinas, programa exibido em 05/10/2015. Disponível em: http://www.canal.fiocruz.br/video/index.php?v=SP-Taboao-da-Serra-e-Campinas-CSE-0080 . Acesso em: 27 out. 2016. 

DIONISIO, G. H.; YASUI, S. Oficinas expressivas, estética e invenção. In:  AMARANTE, P.; NOCAM, F. (Org.). Saúde mental e arte: práticas, saberes e debates. São Paulo: Zagodoni, 2012, p.53 – 65.

FONSECA, E.; GUENTHER, R. Oficina Experimental de Cinema Digital do Centro de Convivência e Cultura de Taboão da Serra, In: V Prêmio David Capistrano de Experiências Exitosas na Área da Saúde 2015. Boletim do Instituto de Saúde, Vol. 16, sup., novembro de 2015, p.37 - 40. Disponível em: http://www.saude.sp.gov.br/resources/instituto-de-saude/homepage/bis/pdfs/bis16suplemento_web.pdf  . Acesso em: 27 out. 2016. 

HARRISON, Jonh Kent. Beautiful Dreamers. Filme, NFB, Canadá, 1990.

LATIN AMERICAN FILM INSTITUTE. Site institucional. Disponível em: http://lafilm.com.br  Acesso em: 27 out. 2016.

LOPES, I. C. Os Centros de Convivência e a Intersetorialidade. In: Centros de Convivência e Cooperativa, Cadernos Temáticos, São Paulo: CRP - SP, 2015, p.27 - 31.

MASCARELO, F. (org.). A história do cinema mundial, Campinas (SP): Papirus, 2006.

OFICINA DE CINEMA DO CECO TABOÃO. Blog da Oficina Experimental de Cinema Digital do Centro de Convivência e Cultura de Taboão da Serra - SP. Disponível em: http://cinececo.blogspot.com.br . Acesso em: 27 out. 2016.

OSHO. Tantra, a Suprema Compreensão, São Paulo: Cultrix, 2006.

SEIXAS, R. Prelúdio. Música, álbum: Gita, Lado B, Faixa 4. Gravadora: Philips, Brasil, 1974.

TAMIS, P. Rede dos Fazedores de Arte na Atenção Psicossocial, artigo apresentado durante a mesa “Arte, Cultura e Saúde Mental”. In: 5º Congresso Brasileiro de Saúde Mental. São Paulo: ABRASME, 2016.

VIEIRA, W., M.D. Projeciologia: Panorama das Experiências Fora do Corpo Humano. 4ª edição. Rio de Janeiro: Instituto Internacional de Projeciologia e Conscienciologia, 1999.

WHITE, J. (org.). O mais elevado estado da consciência. 10ª edição, São Paulo: Editora Cultrix/Pensamento, 1997.





2 comentários:

Anônimo disse...

Que artigo belo e importante; a arte como ponte para consciência cósmica e ensaio para o equilíbrio universal. Obrigado, Renato, pelas reflexões tão profundas. Abraço enorme,
Tristan Aronovich

Anônimo disse...

"A vida é um grande piada, se você não está rindo é porque não a entendeu ainda" Do livro Dragão com asas de Borboleta
Andrés...