segunda-feira, 7 de março de 2011

Elogio à Loucura

Há cerca de 10 anos ainda existia em SP o Canal 21 (UHF) do grupo Bandeirantes. Depois passou a se chamar Play TV e não sei o que houve. Mas, naquele tempo, era uma opção à manjada programação da rede aberta. Foi lá que conheci o impagável Al Bandy, da série "Um amor de Familia" (Married with children).

E haviam as sessões de filmes que reprisavam o mesmo filme uma dezena de vezes (que nem a extinta "Sessão das Dez" do SBT).

Numa dessas sessões assisti a um interessantíssimo filme que narra a história de amizade entre o poeta americano Walt Whitman e um médico dirigente de uma instituição manicomial (que seria o Dr. Richard Maurice Bucke).

O filme já demosntrava trabalhos pioneiros de entendimento da loucura apontando alternativas para uma reforma psiquiátrica em pleno século XIX. Infelizmante não me lembro do nome dado ao filme no Brasil. Ele passava dublado e penso que seria um ótimo material de trabalho para professores de psicologia.

Procurei muito na rede e descobri que se trata na verdade de um telefilme (filmes feitos para TV, sem passagem pelos cinemas) originalmente chamado Beautiful Dreamers , de 1990, escrito e dirigido por
John Kent Harrison.

Pode-se conhecer mais pelo IMDB, inclusive assistir ao trailer:

http://www.imdb.com/video/screenplay/vi1958281497

Agora o mais interessante foi descobrir que, a partir da amizade com o poeta, o Dr. Richard elaborou um extenso trabalho intitulado Consciência Cósmica, que se acha em português somente em sebos.

Assim que eu achar e ler, disponibilizo aqui uma resenha.

Por hora, se alguém tiver alguma notícia sobre este filme, peço a gentileza de entrar em contato comigo. Seria muito bom revê-lo e disponibilizá-lo para todos.