sexta-feira, 13 de agosto de 2010

A velha dama e um tempo quase perdido



Há algum tempo que planejo assistir às gravações dos dois melhores programas da TV Cultura (depois do “Provocações”): Senhor Brasil e Viola minha viola.

Entrei em contato com a produção da TV e fiquei a par dos esquemas de caravana e etc. O Viola é gravado às 4as feiras. É preciso fazer inscrição por telefone ou email com pelo menos duas semanas de antecedência. Para Caravanas é necessário até um mês de antecedência no agendamento.
Uma vez inscrito e tudo acertado, a espera é de mais de uma hora para o inicio das gravações. Justificado por se tratarem de exibições musicais sem playback. É preciso ensaiar e passar o som várias vezes.

Fui contemplado nesta 4ª feira, 11/08/2010, com as gravações do programa a ser exibido provavelmente no dia 29/08.

No começo até assusta a quantidade de velhinhos que vão ás gravações, alguns assíduos. Primeiro entram as caravanas, depois os independentes chamados numero a numero como num bingo.

A grande dama, madrinha de inúmeros músicos e cantores, principal difusora do folclore nacional, já ostentando o peso da idade, chega com pés inchados e dificuldades para caminhar. Porém, sempre bela e vaidosa.
Fomos agraciados com a Banda de Pífanos de Caruaru e a dupla Zico e Zeca. Não bastasse, ainda teve o Caçulinha e um emocionante número final em que todas as marcas do tempo sumiram da amada Inezita quando ela soltou a voz e a alma ecoando o cântico dos caipiras.


Lindo! Lindo!

Mas precisamos fazer algo a respeito. O Público desse programa é de idosos em sua maioria. A Inezita tá com 85 anos. Temo que, com sua partida, desapareça também parte de nossa cultura. Por isso devemos apresentar ao público, desde cedo, esta riqueza. Proponho levarmos as crianças e os jovens para aquela platéia para que, junto com aquela alegre gente velha, o intercambio aconteça e a cultura caipira não feneça.
Apelo à TV Cultura e às escolas que, desde o maternal, proporcionem esse reencontro das raízes brasileiras. Vamos levar as escolas para o Viola! Ói que bacana!!

Viola Minha Viola é um programa para qualquer idade.

Nenhum comentário: