terça-feira, 1 de março de 2011

AlejandrO Jo d'orowsky


Há cerca de dois anos vi de relance na TV Cultura uma entrevista com o então visitante no nosso país, Alejandro Jodorowsky.

Algum tempo depois assisti seu filme El Topo. Achei interessante, diferente. Então li Incal. Fiquei maravilhado. Comecei a pesquisar sobre o cara. Li Psicomagia e fiquei ainda mais interessado não só no método terapêutico apresentado no livro, como também pela própria figura e história de vida do moderno Xamã.

E agora estou lendo A Dança da Realidade.

Só para resumir um pouco de que se trata tudo isso, convém falar que Jodorowsky começou como titereteiro, criador e manipulador de fantoches, em sua terra natal, o Chile.

Foi para a França tornando-se mímico, coreógrafo e artista teatral. Integrou o movimento surrealista e, daí para o México, tornou-se também cineasta. Nos anos oitenta roterizou histórias em quadrinhos em parceria com o magnânimo Moebios.

É um criativo por expressão e um intuitivo por natureza. Dos seus estudos de xamanismo, curandeirismo, filosofia oriental, psicanálise e representação teatral, aliando aí suas experiências com sonhos lúcidos, criou um processo terapêutico que batizou de PSICOMAGIA.

O cara hoje tem cerca de oitenta anos, mantém um cabaré místico na França e roda por toda a Europa dando palestras.

De toda sua técnica, interessa-me a maneira como recomenda atos teatrais, atos “mágicos”, a seus consulentes, entendendo a metáfora como uma comunicação direta com o inconsciente. Para Jodorowsky, o mundo dito “real” não passa de um prolongamento do verdadeiro mundo: o mundo dos sonhos.

Sua técnica encontra forte embasamento na teoria analítica de Jung. Arquétipos, self, inconsciente coletivo e o caminho da individuação.

Infelizmente não consegui assistir a premiada peça teatral As três velhas, de autoria do mago. Torço para que a peça reestréie em breve em SP.

Eis alguns links para vídeos de uma entrevista, incluindo amostras práticas, do psicomago no you tube:

parte 1






http://www.youtube.com/watch?v=Hhb1f8QFm9Q



Está em espanhol, mas com atenção dá para entender fácil.

Disponibilizo também o link para um filme até perigoso para aqueles que pretendem se manter na mediocridade: A Montanha Sagrada.

A montanha sagrada - parte 1 no RapidShare

A montanha sagrada - parte 2 no RapidShare

Em um trecho do livro A Dança da Realidade ele fala um pouco das gravações deste filme, de uma passageira síndrome de messias e de como pretendia realmente alcançar a iluminação a partir de uma produção cinematográfica. Até acordar...


2 comentários:

Artes di Viviane Garcia disse...

Muito interessante, vou pesquisar mais, obrigada, Viviane Garcia

Unknown disse...

Estava pesquisando para meu proximo filme e me deparei com o seu blog. Gostei muito. Obrigada por compartilhar. Se puderes/quiseres ajudar com a criacao dos meus personagens te mando meu email.